< Volver a Finanças

Fuja do rotativo e controle melhor seus gastos

Se o consumidor não realizar o pagamento do valor integral, a diferença entre o montante pago e o saldo total é lançada na próxima fatura

Escrito por Pedro Da Silva

Se por um lado o cartão de crédito é o melhor amigo de alguns consumidores, alguns o consideram um grande vilão. Tudo porque, se mal utilizado, o “dinheiro de plástico” pode comprometer totalmente o orçamento doméstico, deixando o consumidor endividado e perdido em meio a tantas cobranças.

Um dos principais causadores desses transtornos é o chamado crédito rotativo. Basicamente, uma vez utilizado o crédito oferecido pela administradora de cartão de crédito, o saldo devedor é lançado na fatura mensal. No ato do pagamento, o cliente tem três opções: quitar o valor total, o mínimo ou qualquer valor entre o total e o mínimo.

Se o consumidor não realizar o pagamento do valor integral, a diferença entre o montante pago e o saldo total é lançada na próxima fatura, porém, acrescida de juros. Vale salientar que os juros praticados pelas administradoras são bem altos, chegando até 238% ao ano.

Como fugir do crédito rotativo?

A única maneira de se livrar dos perigos oferecidos pelo rotativo do cartão de crédito é planejar cautelosamente as compras. Existem muitos consumidores, por exemplo, que realizam compras parceladas em longo prazo, já pensando em pagar apenas o valor mínimo da fatura – porém, esquecendo-se de que no próximo mês, por conta dos juros, o valor total da compra pode dobrar!
No caso de compras em valores consideráveis, a melhor opção é economizar durante alguns meses e, quando possuir o valor total do bem, comprá-lo à vista. Além de obter descontos interessantes nesta modalidade, o consumidor não se preocupará com a incidência de juros, tanto em caso de pagamentos em atraso como de pagamentos parciais.
Já para pequenas compras, como livros e refeições, a opção mais indicada é utilizar a função débito, ou ainda pagar a compra com dinheiro em espécie. Por se tratar de valores pequenos, o consumidor acaba não percebendo os gastos e, no fechamento da fatura, os pequenos valores tornam-se consideráveis.
Uma dica extra e especial para não correr o risco de entrar no rotativo seria colocar todos os pagamentos das faturas em débito automático. Desta forma, as contas serão quitadas no dia exato de vencimento, eliminando a possibilidade de incidência de juros!