< Volver a Finanças

Posso cancelar o cartão de crédito com dívida?

Escrito por Pedro Da Silva

Pensando em se livrar de futuras dívidas, principalmente quando o orçamento doméstico está apertado e comprometendo as despesas básicas, muitos consumidores recorrem ao cancelamento do cartão de crédito. Solicitando o cancelamento do cartão de crédito, o consumidor encontra uma oportunidade para reorganizar seu orçamento mais facilmente.

Entretanto, o que poucos sabem é que é possível cancelar o cartão de crédito, mesmo que ainda existam dívidas em aberto. Essa é, sem sombra de dúvidas, a maneira ideal para evitar o famoso efeito “bola de neve”, ou seja, o aumento exorbitante do saldo negativo. Vale salientar que quando o cartão de crédito é cancelado, param de incidir os juros do contrato, os quais podem chegar aos 10% mensais. Porém, podem ser cobrados ainda os juros de mora – cerca de 1% ao mês – além da correção monetária calculada pelo IPGM.

Procedimentos para o cancelamento do cartão, mesmo com dívidas:

1. Redija um comunicado à administradora do cartão de crédito, solicitando o cancelamento imediato do mesmo. Além da solicitação de cancelamento, o comunicado deve informar que o dono do cartão está ciente da dívida – a qual deverá ser renegociada à parte.

2. Envie o comunicado à administradora do cartão através dos Correios. Para garantir e saber que o comunicado chegou às mãos dos responsáveis, opte por enviar uma carta AR (com Aviso de Recebimento). Enviando o comunicado com Aviso de Recebimento, o consumidor terá provas contra a administradora, caso seja necessário auxílio jurídico.

3. Uma vez enviado o comunicado, aguarde o parecer oficial da administradora do cartão. Caso haja algum tipo de resistência, o portador tem direito a acionar o Juizado de Pequenas Causas, bem como solicitar a proibição da inclusão de seu nome em serviços de proteção ao crédito. Vale frisar que a empresa tem por obrigação aceitar a solicitação de cancelamento do cartão.

Controle seus gastos!

Apesar de ser possível cancelar o cartão mesmo com dívidas, o recomendado ainda é controlar os gastos e fazer um planejamento financeiro, antes de utilizar os créditos disponibilizados pelo mercado. Saber como, onde e quando gastar evita o surgimento de dívidas e dores de cabeça desnecessárias!

Outra boa dica é pesquisar. Cada operadora conta com diferentes planos e benefícios e com Compara você pode verificar quais opções são mais interessantes para seu orçamento!