< Volver a Finanças

Cobranças indevidas no cartão de crédito? Saiba como resolver

Escrito por Pedro Da Silva

Especialistas afirmam que a maioria dos consumidores não possui o costume de checar a fatura do cartão de crédito e, por isso, muitas vezes não percebe uma cobrança indevida. Ao perceber, também é comum ir atrás de contas antigas, mas essas já não podem ter solução. Para evitar dores de cabeça, é importante sempre ficar de olho e conferir as faturas mensais do cartão para ficar a par de qualquer pagamento desconhecido.

Ao perceber uma cobrança indevida, a primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o atendimento da operadora do cartão. Ao perceber a descrição de um produto e valor desconhecidos, é recomendado reclamar no mesmo dia; esse tipo de problema é um dos mais comuns no Procon de todo o Brasil. Após entrar em contato, anote o protocolo e solicite que uma nova fatura seja enviada sem as cobranças incorretas.

O mesmo deve ser feito em caso de cobranças duplicadas. Algumas vezes, esse erro pode ser da própria operadora, mas também pode ser um erro da empresa fornecedora do serviço que enviou a cobrança duas vezes. Independente da origem do erro, você deve resolver com a empresa do cartão de crédito.

Em geral, as empresas costumam restituir o cliente dos valores cobrados de forma indevida na fatura seguinte, e não enviar uma nova fatura para o mesmo mês. O maior problema, entretanto, é que nos casos de estorno a fatura apresenta diversas prestações, o que pode deixar a visualização do cliente confusa. Para solucionar esse problema, o Procon do Rio de Janeiro entrou em acordo com as empresas dos cartões de crédito para que a informação seja apresentada de maneira mais clara para facilitar o entendimento do consumidor.

Caso o vencimento esteja no prazo, é recomendado pagar normalmente e seguir com as negociações em paralelo. Apesar de o argumento de não pagar uma conta com valor errado poder dar certo algumas vezes, o Procon sempre recomenda que a fatura seja paga, independente da finalização do caso. Caso a cobrança indevida não seja retirada, é necessário entrar em contato com o Juizado Especial ou Procon de sua cidade para ir em busca de seus direitos.