< Volver a Finanças

Como utilizar os programas de pontos de seu cartão de crédito

Escrito por Pedro Da Silva

Uma das vantagens oferecidas aos donos de cartão de crédito são os programas de pontos que proporciona a maioria das empresas do mercado. Mas, de nada adianta acumular se você não acompanha a pontuação e deixa de aproveitar os benefícios oferecidos pelos programas como: prêmios em produtos, descontos e milhas em passagens áreas.

Para que você fique atento e se beneficie dos programas do seu cartão de crédito, te damos algumas dicas!

Informe-se sobre o programa de pontos de seu cartão de crédito

O primeiro passo é buscar informação sobre como se cadastrar no programa e onde é possível conseguir pontos. Geralmente, a rede de empresas vinculadas está disponível nos sites dos bancos; ou você pode obter informações ligando para a instituição.

O cadastramento costuma ser simples e pode ter regras diferentes de acordo com o banco e com o tipo de cartão. Em muitos casos, a adesão ao programa é automática e a pessoa está acumulando pontos sem saber, deixando de aproveitar as vantagens oferecidas pela troca.

Monitore seus pontos

Uma vez cadastrado, é importante monitorar os pontos obtidos. Na maioria dos casos, a pontuação expira entre 24 e 36 meses e, na correria do dia a dia, você pode perder a vantagem por apenas não acompanhar a pontuação.

Em algumas empresas, as trocas podem ser realizadas dentro do próprio site, mas para isso, o consumidor deve se cadastrar também nos sites das redes que participam do programa. Importante: lembre-se de solicitar seus pontos ao realizar as compras!

Faça os resgates

Cada cartão de crédito tem suas próprias regras para o resgate. Em alguns, por exemplo, para trocar os pontos por milhas de passagens aéreas é necessário transferi-los de uma empresa para àquela cadastrada. Se seu interesse for pelas viagens, é bom verificar sempre com antecedência, evitando passagens caras e problemas com falta de assentos. Se você deixar para trocar seus pontos em cima da hora, o preço da passagem poderá ser mais caro e você necessitará mais pontos para realizar a compra.

Se bem aproveitados, os programas de pontos podem ser muito vantajosos.

E uma última dica: fique atento ao uso consciente do cartão de crédito, não adianta de nada se endividar para acumular pontos.