< Volver a Finanças

Como fazer para não pagar taxas de anuidade do cartão de crédito

Escrito por Pedro Da Silva

Já pensou em contar com toda a praticidade de um cartão de crédito sem ter que pagar anuidade? Isso é possível, já que muitas operadoras estão abrindo mão da anuidade, com o objetivo de agradar a seus clientes.

Os cartões de crédito “Free” não cobram anuidade, desde que você faça ao menos uma compra ao mês, de qualquer valor. Com Compara você pode fazer uma pesquisa para saber quais os melhores cartões de crédito do mercado que não cobram anuidade.

Caso queira continuar com seu cartão atual, você também pode ligar para a central de atendimento da operadora e solicitar a isenção da anuidade ou um bom desconto, que pode chegar a 75%.

Ainda que a operadora te informe que não pode dar a isenção porque a anuidade cobre as taxas de serviço do seu cartão de crédito, insista que quer a isenção, pois ao usar seu cartão, você já está pagando taxas que cobrem as despesas da operadora ao lhe prestar o serviço.

Caso seu cartão seja vinculado a sua conta bancária, converse com o gerente do seu banco, explicando que você deseja um abatimento ou isenção da taxa de anuidade. Alguns bancos também oferecem isenção para investidores e para quem tem dois cartões de crédito, de bandeiras distintas – por exemplo, se você tem um cartão Visa, e quer outro cartão MasterCard, não precisaria pagar anuidade pelo segundo.

Um cartão de crédito é sinônimo de praticidade e segurança, mas, se você não encontrar um que atenda a suas necessidades e que cobre anuidades que você considera abusivas, a melhor opção pode ser cancelar seu cartão. Hoje em dia, há excelentes cartões, inclusive internacionais, que não cobram anuidade alguma do cliente, desde que você efetue compras todos os meses, como apontado acima.

Por fim, algumas empresas de cartão de crédito também aceitam a aplicação do seu programa de pontos para abater o valor da anuidade, fato pouco divulgado porque não é de intesse da operadora. Procure saber se o programa de pontos ou bônus do seu cartão oferece esse tipo de escolha.W3dici1wcmljaW5nLXRhYmxlIGlkPTEzMjAyXQ==