< Volver a Finanças

Cartão mesada: como funciona essa opção de cartão

O cartão mesada tem funcionalidades diferentes que podem te ajudar em muitas situações. Veja como funciona o cartão sem tarifas!

Escrito por Juliana Brito

O uso do cartão de crédito, quando feito de forma organizada e responsável, pode trazer muitos benefícios para o consumidor. Porém, muita gente evita adquiri-lo por medo de não saber utilizá-lo e acabar se enrolando em juros e dívidas. O que muita gente não conhece é a modalidade de cartão mensalidade ou cartão de crédito pré-pago.

Como funciona o cartão mesada?

Quando pensamos no mercado brasileiro, podemos encontrar diversas opções de cartão de crédito mesada pré-pago, e que possuem várias utilidades diferentes.

Como o nome já diz, ele permite que o cliente carregue o valor que deseja em seu cartão e vá utilizando até que o limite se esgote. A recarga pode ser feita diversas vezes, com valores variados, de acordo com o desejo e com a disponibilidade financeira do consumidor.

Essa alternativa, diferentemente do cartão de crédito convencional, não opera com faturas recebidas mensalmente, garantindo ao cliente mais comodidade, controle de seu dinheiro e segurança. Pode ser a opção ideal para aqueles que têm dificuldade de se organizar financeiramente, oferecendo os benefícios do cartão de crédito sem os riscos de altas faturas no fim do mês.

Além dessas funções, você também pode utilizar o cartão pré-pago para pagar serviços digitais. Como TVs por assinatura, streamings de músicas, aplicativos de entrega de comida, aplicativos de transporte e muito mais.

>>> Leia mais em: Como funciona o cartão de crédito pré-pago?

Uma facilidade para a sua viagem internacional

Um tipo de cartão pré-pago muito conhecido é aquele utilizado em viagens internacionais. Ele possibilita ao cliente a oportunidade de viajar sem dinheiro vivo – o que garante mais segurança – e de realizar suas compras no exterior de forma mais tranquila. Além disso, oferece a comodidade da recarga em casos de urgência ou para gastos não previstos.

Geralmente, este tipo de cartão não cobra tarifas mensais. Outro benefício é o fato de poder ser utilizado somente em viagens e ficar guardado no meio tempo, sem custos adicionais. Também é possível acompanhar quanto do valor depositado já foi utilizado, pela internet ou telefone.

Cartão mensalidade para ensinar sobre finanças

Outro uso interessante para esse tipo de cartão recarregável é utilizá-lo como ferramenta para ensinar educação financeira aos filhos. Com um cartão mesada você pode orientá-los a como gastar e como lidar com o dinheiro que eles ganham. Com o cartão recarregável você pode ter um controle dos gastos dos filhos, ao mesmo tempo que eles possuem autonomia para administrar as próprias finanças.

Alguns bancos, por exemplo, possuem a modalidade “cartão mesada”, com o qual os pais podem disponibilizar uma quantia fixa de dinheiro a seus filhos e assim controlar os gastos no decorrer do mês. Como mencionamos anteriormente.

Essa opção, além de oferecer comodidade e segurança para a criança ou adolescente, que assim não precisa andar com dinheiro pelas ruas, pode ser um ótimo instrumento para ensiná-los a controlar suas próprias finanças desde cedo. A recarga é normalmente um procedimento simples e pode ser feita pelo responsável da conta.

Outros conteúdos que podem te interessar: