Cartão de Crédito

Por |2018-10-02T14:53:22+00:0014 / nov / 2013|
Meu cartão de crédito foi clonado: o que devo fazer?3 min read
Avalie esse post

Uma das piores sensações que existem é a de receber a fatura do cartão de crédito e encontrar compras que não foram feitas por você. O primeiro sentimento é de confusão, seguido pela raiva de ter caído em um dos golpes mais comuns do mercado: o do cartão de crédito clonado.

Os criminosos obtêm seus dados através de várias estratégias, como câmeras que filmam você digitando a senha em lojas e caixas eletrônicos, e também através de vírus, enviados por e-mail para obter seus dados pessoais, entre outros artifícios. Uma vez clonado, o cartão de crédito é usado indevidamente para realizar compras e saques e quem fica com a dor de cabeça é a vítima.

Cartões de crédito perdidos ou furtados também podem ser facilmente clonados. Por isso, se você notar que seu cartão de crédito não está em seu poder, comunique imediatamente o fato à central de atendimento da operadora, peça o bloqueio e anote o número do protocolo.
Caso note alguma irregularidade na sua fatura, entre em contato com a sua operadora de cartões, comunique o fato, bloqueie o mesmo e anote o protocolo, além de solicitar à empresa que envie por fax uma cópia do atendimento, e guarde-a em local seguro. Depois, vá a uma delegacia registrar o boletim de ocorrência, e, caso seja necessário, acione órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon.

A lei brasileira determina que a responsabilidade pela segurança das compras feitas com o cartão de crédito é do estabelecimento e da operadora do cartão. Caso você seja prejudicado pela clonagem, será responsabilidade da operadora investigar a fraude e comunicar a você o resultado. Esse processo deve levar um bom tempo, mas isenta o consumidor do pagamento das compras que não fez.

Para se proteger, tenha cautela ao digitar seus dados pessoais online, como CPF e RG, nunca aceite a ajuda de estranhos em caixas eletrônicos, e prefira fazer compras em estabelecimentos e lojas de confiança. Mantenha seus cartões de crédito e documentos pessoais em local seguro, e, caso note que eles se perderam ou foram furtados, comunique imediatamente à empresa responsável pelo cartão.

Inscreva-se em nossa newsletter

Talvez você também goste