< Volver a Finanças

10 dicas na hora de usar o cartão de crédito

Escrito por Pedro Da Silva

Não pedir cartões adicionais, evitar o pagamento mínimo e ficar de olho na fatura são algumas atitudes importantes para não fazer do seu cartão de crédito uma fonte de dívidas.

É verdade que em algumas situações um cartão de crédito nas mãos pode ser um empurrão para o endividamento. Por outro lado, se bem utilizado, pode trazer muitas vantagens e benefícios para os consumidores.

Confira abaixo 10 dicas elaboradas pelo consultor financeiro Gustavo Cerbasi para lidar da melhor forma com seu cartão de crédito:

10 dicas na hora de usar o cartão de crédito

1 – Ao contratar um cartão de crédito

Escolha uma data de vencimento do cartão próxima do dia de seu pagamento para que você possa se planejar.

2 – Milhagens e descontos

Caso seus gastos no cartão sejam altos, opte por aqueles que oferecem benefícios como milhagens ou descontos.

3 – Fuja dos cartões adicionais

Muita gente não sabe, mas as vantagens para o cliente são maiores quando as compras são realizadas num único cartão.

4 – Negocie as taxas de anuidade

Muitas vezes é possível barganhar com a administradora as taxas de anuidades, especialmente se o cartão de crédito não está vinculado a programas de bônus ou milhagens.

5 – Viagens ao exterior

Observe se a bandeira do seu cartão é bem aceita nos destinos internacionais para onde você viaja ou pretende viajar.

6 – Não seja refém dos juros

A melhor forma de evitar o endividamento ao utilizar um cartão de crédito é realizar o pagamento integral das parcelas. Caso seja realmente necessário, compare as taxas de juros do cartão e de um empréstimo pessoal e opte pelas mais baixas.

7 – Atenção às compras parceladas

Fique de olho ao realizar compras parceladas. Alguns estabelecimentos incluem os juros nas parcelas sem o consentimento do consumidor. Verifique sempre.

8 – Organize seus gastos

Procure manter o controle do saldo de seu cartão de crédito fazendo consultas periódicas à fatura, seja online ou por telefone.

9 – Compras online

Tratando-se de compras pela Internet, todo cuidado é pouco. Jamais realize compras em sites de empresas pouco conhecidas ou sem certificado de segurança.

10 – Evite saques

Usar o cartão de crédito para realizar saques em dinheiro não é aconselhável, especialmente para quantias baixas, quando os juros e a tarifa podem superar o valor do saque.

Lembre-se que comparar as condições e vantagens de cartões de crédito disponíveis no mercado é a melhor forma de fazer uma compra inteligente. Cote, compare e economize com Compara. É grátis!