< Volver a Finanças

Vantagens de pagar com cartão

Escrito por Pedro Da Silva

Pagamentos com cartão de crédito são cada vez mais comuns em todo o mundo e as vantagens dessa prática são diversas. Se antigamente esse tipo de pagamento se limitava às grandes lojas, hoje em dia é possível encontrar até barracas de feira nas grandes cidades, que aceitam o pagamento com cartão.

As vantagens de realizar compras com cartão de crédito são muitas, confira:

Segurança

A grande vantagem de pagar com o cartão é o fato de não precisar levar dinheiro na carteira, o que aumenta a segurança, já que em casos de roubo o cartão pode ser facilmente bloqueado e cancelado. Em casos de roubo de carteiras com dinheiro, o valor é perdido definitivamente.

Aceitação

A aceitação aos cartões não para de crescer. Atualmente, desde grandes lojas até pequenas vendas já aceitam esse tipo de pagamento, que vem sendo também um grande substituto ao cheque, cada vez mais recusado por histórico de fraudes.

Planejamento dos gastos

Com os extratos do cartão de crédito fica mais fácil fazer a contabilidade apropriada sobre o que foi gasto em cada mês. Ao fazer compras em dinheiro, esse planejamento só pode ser feito caso haja anotação constante, o que muitas vezes não acontece. A tecnologia atual permite que extratos parciais sejam visualizados online ou mesmo em caixas eletrônicos, o que facilita ainda mais esse planejamento.

Limites e parcelamento

O limite de crédito de cada cartão permite que sejam adquiridos até mesmo produtos com custo acima do montante que há na conta. Com a possibilidade de pagar em até 40 dias depois, o titular pode fazer compras antes de ter o dinheiro em mãos, aumentando sua comodidade. O parcelamento também ajuda ao dividir o valor em várias vezes, retardando o pagamento por um período. Além disso, o parcelamento é muito mais cômodo quando comparado a cheques pré-datados. Contudo, para desfrutar desses serviços é necessário cuidar do planejamento para não criar dívidas desnecessárias.

Viagens internacionais

cartão de crédito oferece comodidade também em viagens internacionais, já que a maioria das bandeiras é aceita em diferentes países.

Compras online

O principal meio de compra online atualmente é o cartão de crédito. Inclusive, a maioria só  aceita essa forma de pagamento.

Com o planejamento correto, o cartão é um ótimo aliado para comprar os mais diversos produtos no cotidiano, porém, é recomendável que se analise bem as vantagens que cada modalidade oferece para que você possa fazer uma escolha inteligente. Compara te ajuda a encontrar as melhores ofertas do mercado e assim você economiza tempo e dinheiro.