< Volver a Finanças

Dicas de segurança para usar o cartão na internet

Escrito por Pedro Da Silva

O comércio online fica cada vez mais popular por causa da grande comodidade que oferece, variada oferta de produtos e preços mais convidativos. Mas, por se tratar de um serviço à distância, é necessário que alguns cuidados sejam tomados para evitar dores de cabeça futuras.

Nunca compre por impulso

Um dos maiores erros que usuários online cometem ao fazer compras virtuais é a compra por impulso. Ao ver um preço ou promoção atrativa, a tendência é querer comprar instantaneamente. Mas comprar por impulso pode significar gastar em algo que não é necessário. Por isso, sempre analise bem o que será comprado, se é urgente e se comprometerá o orçamento do fim do mês.

Informações sobre o fornecedor

Muitas vezes os preços mais atrativos são de lojas desconhecidas. Para evitar futuros problemas, sempre procure informações como CNPJ, razão social, telefone, endereço e e-mail da loja fornecedora. Quanto mais canais de comunicação você tiver, melhor, pois mais meios você terá para entrar em contato no caso de qualquer dúvida ou problema.

Opinião de terceiros

Alguns tipos de sites facilitam muito as compras online por reunirem em um só lugar comentários de pessoas que já finalizaram compras nas lojas. É importante ter referências sobre o vendedor e estar ciente de reclamações constantes sobre o seu serviço. Também veja o que os clientes falam sobre a loja em sites de reclamação para ficar a par de possíveis problemas recorrentes.

Segurança online

Na hora do pagamento você precisará fornecer informações pessoais como endereço e número do cartão de crédito. Faça compras apenas em sites com a sigla “https” em seu endereço e que possuam um cadeado, para que todo o processo seja feito com segurança, e evite fazer as compras em computadores públicos.

Detalhes do produto

Como você não terá a oportunidade de ver o produto ao vivo antes de comprá-lo, certifique-se de ler o máximo de informações e detalhes sobre ele, como o seu registro em órgãos específicos para um uso mais seguro.

Preços fora do comum

Veja a média de preços entre todas as lojas que oferecem o produto e desconfie de lojas que o oferecem com preços muito abaixo do comum.

Pagamento

Sempre se certifique de que a forma de pagamento que você prefere é aceita. A forma de pagamento mais utilizada atualmente é o cartão de crédito. Algumas lojas, inclusive, aceitam apenas esse tipo de pagamento. Prefira ele a depósitos em contas, principalmente de pessoas físicas, pois o cartão é a opção mais segura e cômoda para compras online.

Entrega

Fique atento ao prazo de entrega e ao valor do frete, que muitas vezes é cobrado por fora e pode encarecer o valor final do produto.

Seguindo as dicas apresentadas, você certamente eliminará todas as complicações e problemas que poderiam aparecer em uma compra online, e poderá comprar todos os produtos que sempre desejou com muita segurança