Empréstimo para negativado – Entenda como funciona e conheça as opções

Saiba como solicitar um empréstimo para negativado com as melhores taxas!

Larissa Ferreira

Larissa Ferreira

15 de setembro 20214 min de leitura

Empréstimo para negativado

O empréstimo para negativado funciona como um crédito pessoal sem restrição para pessoas com “nome sujo”. Entenda o que é o empréstimo para pessoas negativadas, como funciona e quando vale a pena utilizar. Confira abaixo!

Índice


    1. 1. Como funciona o empréstimo para negativado?
    1. 2. Opções de empréstimo pessoal para negativado
    1. 3. Quanto custa o crédito para negativado?
    1. 4. Cuidados ao solicitar um empréstimo pessoal para negativado
    1. 5. Empréstimo pessoal para negativado vale a pena?
    1. 6. Como contratar o melhor empréstimo online para negativado?

Procurando por um empréstimo?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Comparar empréstimos

Precisa de crédito e está com o nome sujo? Se você não sabia, é possível sim solicitar um empréstimo mesmo estando negativado. Veja abaixo como funciona o empréstimo para negativado e o que é necessário para contratar.

Como funciona o empréstimo para negativado?

O empréstimo para negativado é uma linha de crédito fornecida pelas instituições financeiras para pessoas que possuem restrições no CPF. Por meio de uma consulta aos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), a instituição financeira consegue identificar se uma pessoa está com o nome negativado.

E é por esse motivo que a maioria das instituições financeiras rejeita esse tipo de cliente devido ao maior risco de inadimplência. Mas existem algumas opções de crédito que poderão ser solicitados pela pessoa com restrição no CPF.

Vamos ver com mais detalhes algumas delas:

Opções de empréstimo pessoal para negativado

1. Empréstimo consignado

Essa é a forma mais comum para conseguir empréstimo para quem está negativado, mas pode comprovar renda fixa mensal. No empréstimo consignado o pagamento da parcela é descontado diretamente na conta do solicitante fazendo com que o risco de inadimplência seja menor.

Mas, atenção, essa opção está disponível apenas para quem é aposentado, pensionista do INSS, servidor público ou funcionário de empresa privada.

Vantagens:

  • Taxas de juros mais baixas
  • Parcelas mensais fixas
  • Não é necessário fiador ou avalista
  • Limite de crédito mais amplo

Desvantagens:

  • Não é possível cancelar o empréstimo consignado
  • A data do pagamento das parcelas não pode ser renegociada

2. Empréstimo com garantia de veículo

Essa é uma modalidade de empréstimo onde o veículo fica alienado à instituição credora até o fim do pagamento do empréstimo, exatamente como acontece o financiamento de um carro. Neste caso, além do veículo ter que estar em seu nome, ele também precisa estar quitado.

Aqui, o valor do empréstimo concedido pode variar entre 50% a 90% do valor do automóvel, mas em caso de inadimplência, a instituição pode tomar seu veículo.

Vantagens:

  • Taxas de juros competitivas
  • Contratação simplificada
  • Maior prazo para pagamento

Desvantagens:

  • Não é vantajoso para quem possui carros antigos
  • Perda do veículo em caso de não pagamento

3. Empréstimo com garantia de imóvel próprio quitado

Também conhecido como refinanciamento de imóvel, nesse tipo de empréstimo, como o próprio nome já diz, é preciso colocar um imóvel como garantia de pagamento e são aceitos apartamentos, casas, imóveis comerciais e terrenos. Nesta modalidade é necessário que o bem esteja no nome da pessoa solicitante e, com essa garantia, as taxas de juros caem bastante. É importante saber que o bem ficará alienado e você não poderá vendê-lo durante o período de pagamento do empréstimo.

Vantagens:

  • Maior prazo para pagamento
  • Menor taxa de juros
  • Empréstimo de valores mais altos
  • Não há necessidade de desocupar o imóvel

Desvantagens:

  • É necessário ter um imóvel em seu nome
  • Perda do imóvel em caso de não pagamento do empréstimo

4. Empréstimo pessoal para negativado autônomo

Existem instituições financeiras que oferecem essa alternativa de empréstimo, mas é importante que o solicitante encontre uma maneira de comprovar sua renda.

Por isso, documentos que comprovem a sua movimentação financeira como extratos bancários e comprovantes de contribuição ao INSS, por exemplo, podem te ajudar a conseguir o empréstimo.

Dessa forma, é possível solicitar esse tipo de empréstimo em bancos, financeiras ou fintechs:

Bancos: são mais restritivos em suas condições e muitos não costumam oferecer empréstimo pessoal para quem está negativado. Procure saber quais são os bancos que oferecem esse tipo de empréstimo e compare os juros cobrados.

Financeiras: possuem menos restrições, entretanto, as taxas de juros costumam ser bem altas.

Online: as fintechs de empréstimo também costumam ser menos restritivas ao oferecer empréstimo pessoal para negativados e/ou autônomos, porém, assim como nas financeiras, as taxas de juros podem sair caras para o seu bolso.Vale a pena comparar todas as propostas antes de fechar negócio!

Quanto custa o crédito para negativado?

Se o seu objetivo é sair do vermelho, o empréstimo para negativados pode ser uma boa opção, mas é necessário ficar de olho nos juros. Muitas instituições financeiras recusam o cliente negativado, porque elas consideram o risco muito alto dessa pessoa não pagar o empréstimo. Além disso, uma pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) concluiu que o empréstimo para pessoas negativadas sai muito mais caro para o consumidor quando comparado aos outros tipos de empréstimo.

Os juros praticados pelo empréstimo pessoal para negativados são até 20% mais altos que os juros de um empréstimo pessoal, exemplo. Portanto, a recomendação é que, antes de você optar pelo empréstimo para negativado, verifique seus gastos e veja qual é o valor da parcela que cabe no seu bolso e não vai comprometer o seu orçamento.

Cuidados ao solicitar um empréstimo pessoal para negativado

Muitas vezes, a falta de informação e o momento de vulnerabilidade podem favorecer criminosos e empresas fraudulentas. Por isso, estar atento a golpes é o primeiro cuidado que devemos ter ao solicitar qualquer tipo de empréstimo.

Sendo assim:

  • Pesquise a reputação da instituição financeira e se ela está autorizada pelo Banco Central do Brasil a realizar empréstimos
  • Fique atento a sites que não disponibilizam informações de contato como telefone e e-mail
  • Fuja de propostas que solicitam depósito de pagamento prévio
  • Desconfie de sites ou comunicados que possuem erros de ortografia
  • Evite responder e-mails desconhecidos
  • Comunique-se com a instituição financeira apenas por meio de canais oficiais e em caso de dúvidas, entre diretamente em contato pelo número de telefone que consta no site
  • Compare as opções – para isso, utilize o comparador de empréstimo pessoal para negativado

Empréstimo pessoal para negativado vale a pena?

O empréstimo pessoal para negativado é uma das modalidades de crédito que possui os juros mais altos do mercado e nem todas as instituições financeiras disponibilizam esse produto aos seus clientes.

Como explicamos mais acima, isso acontece porque o cliente negativado é visto como alguém com alto risco de inadimplência. Contudo, a maioria das instituições consulta o score de crédito para aprovar ou não uma solicitação de empréstimo. Sendo assim, se a pontuação do solicitante for alta, há grandes chances do empréstimo ser concedido. Muitas vezes, é mais vantajoso negociar a dívida para então conseguir um bom desconto e parcelar o valor pendente.

Caso a dívida em aberto seja com o cheque especial ou cartão de crédito, vale a pena utilizar o empréstimo para quitá-la, uma vez que ambos os produtos possuem as maiores taxas de juros do mercado: 306,6% a.a e 318,3% a.a respectivamente.

Como contratar o melhor empréstimo online para negativado?

Antes de contratar, compare diferentes opções de crédito em diferentes bancos e financeiras. Para te ajudar com isso, utilize o comparador de empréstimo pessoal para negativado da Compara. Com ele você encontra ofertas de empréstimo para negativados de diferentes instituições financeiras e ainda compara as taxas de juros e requisitos para solicitar seu empréstimo.

Gostou das dicas? Acesse e se informe sobre tudo o que acontece no mundo das finanças e seguros.


Larissa Ferreira

Autor

Larissa Ferreira

Sou formada em comunicação social e sou especialista em seguros. No entanto, com o tempo, me aproximei mais de Seguro Auto e aprendi muito sobre os tipos de veículo, manutenção e cuidados.

Procurando por um empréstimo?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Comparar empréstimos