< Volver a Finanças

Banco Inter é bom? Saiba como funciona a 2º maior fintech do Brasil

Escrito por Cecilia Alberigi

O Banco Inter é uma instituição financeira 100% digital.

Fundado em 1994 como um banco tradicional, o Inter acompanhou a evolução do mercado financeiro e tornou-se a segunda maior fintech do País com mais de 3,7 milhões de clientes. Ele é também o único banco que oferece uma conta digital totalmente gratuita para os seus correntistas.

Por isso, se você tem interesse em abrir uma conta digital e sem tarifas, o  Inter pode ser uma opção. 

Leia o artigo para conhecer um pouco mais sobre o banco, seus produtos e diferenciais. Acompanhe!

Banco Inter – conta digital PF

Como cliente do banco digital Inter é possível ter acesso aos mesmos serviços e produtos oferecidos por um banco tradicional, desde transferências simples a investimentos. 

Mas, é  importante saber que, como banco digital, o Inter não possui agência física e todo o processo de abertura de conta e demais transações são feitas pelo aplicativo ou internet banking.

Seu principal produto é a conta digital. Mais completa que outras contas do segmento, com ela é possível pagar contas, realizar transferências, saques e até recarregar o celular. 

Serviços da conta digital

  • Saques ilimitados e gratuitos na Rede Banco24Horas e Saque Pague;
  • Consultar extratos e saldos pelo app;
  • Fazer DOCs e TEDs ilimitadas;
  • Depósito de dinheiro via boleto;
  • Depósito de cheques por imagem;
  • Solicitar empréstimos e financiamento;
  • Contratar seguros;
  • Realizar operações de Câmbio (envio e recebimento de recursos do exterior);
  • Fazer recarga de celular;
  • Realizar pagamentos e transferir dinheiro via QR Code;
  • Aplicar em investimentos através da plataforma do próprio banco.

Além disso, o Banco Inter pode ser interessante também para aqueles que buscam um cartão de crédito internacional sem anuidade, onde é possível controlar todos os seus gastos pelo app.

Vale ressaltar que a taxa dos juros rotativos do cartão Inter é a menor entre os bancos digitais: 7,7% ao mês, quase a metade de seus concorrentes.

Banco Inter – conta digital PJ e MEI

A conta digital do Banco Inter também está disponível para Pessoa Jurídica (PJ) e Micro Empreendedor (MEI) e promete soluções que atendam às necessidades das empresas.

No entanto, para essas modalidades de conta, nem todos os serviços são ilimitados assim como acontece com a conta digital para pessoa física:

  • Até 100 TEDs gratuitas por mês;
  • Lista de Favorecidos para transferências frequentes;
  • Agendamento de transferências;
  • Máquina de cartão com taxas diferenciadas para os clientes Inter;
  • Emissão gratuita de até 100 boletos por mês;
  • Pagamento de boletos, tributos e impostos pelo leitor de código de barras;
  • Folha de pagamento automática;
  • Cartão Inter MasterCard Débito;
  • Saques nos caixas da Rede Banco24Horas;
  • Plataforma exclusiva para clientes PJ.

Banco Inter – Plataforma de investimentos 

O Inter possui uma plataforma própria para investimentos, a PAI (Plataforma Aberta de Investimentos).

Pela PAI o cliente pode investir em diferentes tipos de aplicação oferecidas pelo banco e também por outras instituições:

  • Renda fixa – LCI, LCA, CDB, Tesouro Direto, CRI, CRA, Debêntures e Poupança.
  • Renda variável – Ações.
  • Previdência Privada
  • Fundos de investimentos
  • Ofertas Públicas

Para investir na plataforma digital do Banco Inter é necessário possuir uma conta e preencher a Análise do Perfil de Investir (API), que é obrigatória em qualquer instituição financeira.

Banco Inter – Atendimento ao cliente 

O atendimento ao cliente do Banco Inter é realizado via chat, telefone e redes sociais.

1. Chat

Pelo app ou pelo site, de segunda a sexta das 6h00 à 00h20 e aos sábados e domingos das 8h00 às 20h00.

2. Central de Relacionamento

O atendimento por telefone funciona 24 horas por dia nos números abaixo:

Capitais e regiões metropolitanas – 3003 4070

Outras localidades 0800 840 0007

Para deficientes de fala e audição 0800 979 7099

SAC – para sugestões, reclamações ou cancelamento – 0800 940 9999

Ouvidoria – 0800 940 7772

3. Redes Sociais

Você pode ser atendido também pelas redes sociais. O Banco Inter está presente em todas as redes sociais, basta verificar o selo oficial de cada perfil.

Como o Banco Inter lucra se não cobra tarifas?

Uma vez que o Banco Inter oferece produtos e serviços gratuitos, parte do seu lucro está justamente na forma como ele entrega esses serviços: totalmente online, sem gastos com estrutura física e manutenção de agências.

A instituição lucra com um percentual pelo uso dos cartões, com a movimentação das contas e por meio de taxas e juros de atraso do pagamento do cartão de crédito e contratação de outros produtos.

A reputação do Banco Inter no “Reclame Aqui”

O “Reclame aqui” é um site que classifica a reputação das empresas por meio de reclamações de serviços ou produtos feitas pelos consumidores a fim de evitar que outras pessoas passem pelo mesmo problema.

Nos últimos 12 meses, a média de avaliação do Banco Inter em uma escala de 0 a 10 é de 7.7, classificada como “BOM” de acordo com os critérios do “Reclame Aqui”.

O índice de reclamações atendidas é de 98.3%, o qual 80.4% dos problemas foram resolvidos de forma eficaz.

Gostou do banco? Então acesse o nosso comparador de conta corrente e escolha a conta digital do Banco Inter mais adequada ao seu perfil.