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Você sabe como funciona o rodízio de veículos em São Paulo?

Escrito por Pedro Da Silva

A Operação Horário de Pico, que acontece quando há maior movimento de veículos circulando pela cidade de São Paulo, é conhecida como rodízio. Abrange automóveis particulares e caminhões, com a finalidade de melhorar o trânsito.

O rodízio acontece de segunda a sexta-feira no centro expandido, que compreende a área ao redor do centro histórico, delimitada pelo minianel viário, composto pelas Marginais Tietê e Pinheiros; Avenidas dos Bandeirantes, das Juntas Provisórias, Afonso D’Escragnole Taunay, Presidente Tancredo Neves, Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf; Complexo Viário Maria Maluf e Viaduto Grande São Paulo.

Na prática, o rodízio é determinado pelo número final da placa do carro. Automóveis com placas 1 e 2 não circulam na segunda-feira; 3 e 4 na terça-feira, e assim por diante. Começou em 1995 durante o dia inteiro, para evitar a poluição. Em 1997 entrou em vigor a lei 12.490, visando a diminuição do trânsito e restringindo o horário do rodízio, que passou a ser das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Estão liberados do rodízio deficientes físicos autorizados pela prefeitura, carros oficiais, ambulâncias, transportadores de produtos perecíveis, e outros prestadores de serviços de utilidade pública.

É suspenso nos finais de semana, feriados, festas de final de ano, férias de verão e em situações que alterem a rotina da cidade, como greve de transportes públicos ou calamidades. Quem não respeita o rodízio leva multa de R$ 85,12 e perde 4 pontos na carteira de motorista, o que pode causar problemas na hora de licenciar o veículo ou contratar um seguro de carro, se o débito estiver pendente.

Preste sempre atenção no horário do rodízio. Conduzir em momentos não permitidos deixa a condução mais tensa – pelo medo de ser pego em flagrante pelas câmeras ou guardas de trânsito -, o que pode aumentar o risco de acidentes. Nestes casos, o melhor é acionar o seguro do automóvel e tentar não repetir a prática.

O rodízio pelo mundo

A Grécia foi o primeiro país a instituir o rodízio, na crise do petróleo em 1979. Carros com final de placa pares circulam em dias pares, e ímpares em dias ímpares, de segunda a sexta-feira em horários pré-estabelecidos.

Na China foi adotado para combater a produção de gases poluentes, com restrição nos cinco dias úteis, de acordo com as placas.

Em La Paz, Bogotá, Medellín e Quito, o sistema também é baseado no final da placa. No México, baseia-se no tempo de circulação do automóvel. Na Inglaterra não vingou por causa do pedágio urbano.

Driblando o rodízio

Existem alternativas para os dias de rodízio, como alugar um carro. Essa medida permite que você tenha à disposição um automóvel livre pra rodar em qualquer dia (é só escolher a unidade habilitada). E já que a responsabilidade é toda sua se houver algum acidente, exija o seguro do automóvel na hora da locação.

Além de melhorar o trânsito e contribuir com a qualidade do ar, o rodízio incentivou a prática da carona solidária e o uso de táxi e transporte público, conscientizando a população de que o esforço coletivo vale a pena para se ter uma cidade melhor. Para quem é mais antenado com os novos recursos tecnológicos, também existe um aplicativo chamado Zaznu, que funciona como um táxi, só que é operado por particulares. Pra chamar um carro é só instalar o aplicativo em seu smartphone.

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