< Volver a Carros

Financiamento, consórcio ou leasing: qual a melhor opção para a compra de um automóvel?

Escrito por Pedro Da Silva

Poucas são as pessoas que possuem condições financeiras para comprar um automóvel à vista. Usualmente, os consumidores recorrem aos empréstimos e créditos oferecidos pelo mercado, tanto por bancos, quanto por instituições financeiras especializadas em concessão de crédito: os mais utilizados são o financiamento, o consórcio de carro e o leasing. Mas, você conhece as principais características, como funcionam e quais as vantagens e desvantagens destas opções?

Confira abaixo as principais informações e saiba qual é a mais vantajosa para a compra de um novo automóvel. De quebra, saiba como encontrar boas opções de seguro automotivo!

Consórcio

consórcio de carro trata-se de uma poupança coletiva, na qual todos os participantes pagam uma parcela mensal, proporcional ao valor do automóvel. O período máximo para pagamento é de 80 meses e, a cada mês, são sorteados membros do grupo que recebem o valor proposto à apólice. Além dos sorteios, há ainda a possibilidade de oferecer lances: o integrante responsável pelo maior lance do mês recebe a quantia combinada para a aquisição do carro, e segue pagando as parcelas posteriores, até a quitação do valor total.

1. Taxas de juros: não há taxas de juros nos consórcios de carro. Porém, é fixada uma taxa de administração, cujo valor corresponde de 15 a 20% do total da carta de crédito. Vale salientar que o valor da taxa de administração é dividida nas parcelas do consórcio de carro.

2. Principais vantagens: é uma forma “forçada” de poupar dinheiro. Além disso, não há a incidência de juros (o que torna a modalidade muito mais econômica do que outros tipos de crédito). Adicionalmente, o integrante pode ser sorteado e obter o bem, mesmo sem possuir o valor total para seu pagamento.

3. Principais desvantagens: o integrante não sabe quando será contemplado. Os lances em valores altos podem tornar a operação mais cara do que outras opções.

Financiamento

O financiamento nada mais é do que uma modalidade de empréstimo direcionado. O comprador solicita ao banco a quantia exata para a compra do automóvel. Após a aprovação do financiamento, o valor fica disponível para utilização imediata. O pagamento é realizado em parcelas, por um período pré-determinado, acrescido de juros.

1. Taxas de juros: de acordo com o Banco Central, em média 1,81% ao mês.

2. Principais vantagens: após a contratação do financiamento, o veículo já sai em nome do comprador. Desta forma, o automóvel pode ser vendido para fins de amortização ou quitação do financiamento. Outra vantagem é que as parcelas podem ser antecipadas e pagas com descontos e redução de juros.

3. Principais desvantagens: as taxas de juros dos financiamentos costumam ser mais altas do que as taxas praticadas pelo leasing.

Leasing

Já o leasing funciona semelhantemente a um contrato de aluguel. Nesta modalidade, o banco compra o automóvel e cede o direito de uso ao condutor, porém, mantém o carro em seu nome. O condutor pode utilizá-lo durante o período estabelecido em contrato, desde que pague pelas prestações, em valores e condições pré-determinadas. Após o término das parcelas, o condutor pode optar por adquirir o carro ou devolvê-lo ao banco. Caso queria comprá-lo, deverá arcar com um valor residual, o que foi pré-definido em contrato.

1. Taxas de juros: de acordo com o Banco Central, as taxas de juros para o leasing giram em torno de 1,43% ao mês.

2. Principais vantagens: diferente dos financiamentos, o leasing não sofre cobrança de IOF (imposto sob operações financeiras). Há também uma redução no valor dos juros, em comparação a outros financiamentos feitos por pessoa física, ao invés de jurídica.

3. Principais desvantagens: como o automóvel permanece em nome do banco, o contratante não pode vender o bem. Além disso, em caso de inadimplência, a instituição consegue restituir o bem com mais facilidade. Vale salientar que nos dois primeiros anos de contrato não é possível antecipar parcelas!

Após definir a modalidade de compra mais vantajosa para o seu orçamento, acesse o Compara e pesquise a melhor opção em seguro de veículo. No site é possível comparar preços de seguro do auto e contratar o seguro do automóvel ideal para suas necessidades!