< Volver a Carros

Dispense o auxílio do despachante e faça você mesmo a documentação do seu carro

Escrito por Pedro Da Silva

Após comprar o carro, em especial um 0 km, é preciso providenciar toda a documentação para que o veículo possa circular legalmente. Muitos consumidores pensam que este processo burocrático pode ser feito apenas por despachantes indicados, muitas vezes, pelas concessionárias. Mas não é bem assim que funciona.

Poucos sabem, mas é possível fazer a documentação do carro novo sem o auxílio do despachante e, de quebra, economizando bastante. Para auxiliar neste processo que exige muita atenção, confira as dicas abaixo e saiba como proceder com a documentação.

Vale dizer que para dar entrada na solicitação junto ao Detran, o solicitante deve ser o proprietário do veículo – ou ainda (mediante comprovação através de documentos) avós, pais, irmãos, filhos e cônjuges. Caso o dono ou parente não possa comparecer, serão aceitas procurações legais com firma reconhecida em cartório.

É importante salientar que portar a documentação exata e correta do carro é essencial para a contratação de um seguro automotivo. Caso a empresa que fará o seguro do automóvel encontre irregularidades, o processo não poderá ser concluído. Além da importância na contratação do seguro de veículo, rodar com a documentação correta diminui as chances de multas e autuações.

Para fazer a documentação é necessário apresentar:

– Pessoa física: cópias do RG e CPF ou CNH do modelo atual, acompanhadas dos originais.
– Pessoa jurídica: cópias do Contrato Social e do cartão de CNJ com firma reconhecida, acompanhadas dos originais.
– Cópia de um comprovante de residência, emitido até 3 meses antes da solicitação.
– 1ª via original da Nota Fiscal do revendedor (seja da loja ou a montadora). Na nota é necessário constar o decalque legível do chassi.

– Para carros financiados, é necessário apresentar a cópia do contrato, assinado por todas as partes e acompanhada do original.

Como fazer a documentação: passo a passo

1. Munido do CPF ou CNPJ, dirija-se à uma agência do Banco Nossa Caixa para recolher a taxa do serviço de lacração. É preciso consultar o código junto ao Detran. Em São Paulo, por exemplo, o código do serviço é o 403-0.

2. Em seguida, vá ao Setor de Classificação de Placas do Detran, para obter a numeração da placa do automóvel.

3. Depois, vá ao DPVAT para que sejam calculados os valores do seguro obrigatório e do IPVA do ano atual.

4. Preencha o formulário do Renavam, com letra legível. O formulário pode ser adquirido em qualquer papelaria, ou ainda preenchido através do site do Detran, na internet. Caso seja preenchido online, é preciso apenas imprimi-lo.

5. Munido do formulário do Renavam preenchido, vá até uma agência dos bancos Nossa Caixa, Itaú, BBV ou Santander e faça o pagamento do IPVA, do seguro obrigatório e da taxa de registro do veículo. Ao fazer o pagamento, a instituição financeira emitirá os comprovantes de pagamento acompanhados de um certificado digital.

6. Para solicitar a emissão dos documentos, dirija-se à Seção de Prontuário de Veículos e protocole os documentos listados anteriormente e as cópias do IPVA e do seguro obrigatório.

7. O processo é finalizado após a vistoria e emplacamento do carro, que será realizado em locais informados pelo Detran.

Com o emplacamento feito, o condutor pode iniciar as pesquisas para a contratação de um seguro de veículo. As melhores cotações e empresas de seguro do automóvel podem ser encontradas no site Compara!

Seguro Auto

Encontre as melhores ofertas de seguro de carro por um preço justo. Faça uma cotação de seguro auto gratuita e 100% online, com resultados na sua tela.

Ver ofertas
titulo