< Volver a Carros

Dicas para que jovens motoristas economizem no seguro de carro

Escrito por Pedro Da Silva

A lógica dos seguros de automóvel é inversa a dos planos de saúde: quanto mais jovem é a pessoa, mais caro ela paga. Isso porque os jovens motoristas geralmente têm menos experiência ao volante e podem ser mais impulsivos, o que geralmente resulta em acidentes de trânsito e prejuízo para a seguradora.

Mas não desanime, se você é jovem e quer contratar um seguro carro, é possível economizar com algumas medidas simples.

Um seguro carro é essencial para sua tranquilidade e conseguir um bom desconto é possível, mostrando que você é um bom motorista. A cada ano que você passa com o seguro sem usá-lo, ou seja, sem se envolver em acidentes, você ganha um bônus, um abatimento no valor do prêmio, que é pago à seguradora. Após alguns anos, você atinge um valor máximo, mas até lá é possível conseguir um bom desconto.

Invista também na segurança do seu carro. Instale alguns equipamentos que o protegem contra furtos, como travas elétricas, rastreador, alarme e trava de segurança e facilidades do tipo. Isso pode lhe ajudar a diminuir o preço do seguro carro. Contar com uma garagem em casa e sempre estacionar o veículo em local confiável também ajuda.

Prefira carros menos potentes, com motores modestos, que não atingem grandes velocidades. A seguradora avaliará  o motor do seu carro e se ele tem modificações e peças que atraiam ladrões, como rodas de liga leve e equipamentos de som potentes, que aumentam o risco de furtos.

Pesquise bastante antes de fazer seu seguro. Em Compara você economiza tempo e dinheiro com o vendedor online de seguros disponível no site. A consulta é gratuita e funciona da seguinte forma: você insere as informações do seu veículo, como fabricante e ano, e obtém na hora uma simulação do preço do seguro e da cobertura. Pesquisando online, você pode obter um seguro carro que atende a suas necessidades e que melhor se encaixa no seu orçamento.

Por fim, lembre-se de dirigir com responsabilidade, nunca assumindo o volante após consumir bebidas alcoólicas e praticando a direção defensiva. Existem inclusive cursos específicos de direção defensiva oferecidos em autoescolas de todo o Brasil.