< Volver a Carros

Dicas para quem costuma deixar o carro em estacionamentos

Escrito por Pedro Da Silva

Muita gente já viveu ou ouviu alguma história por ter deixado o carro em um estacionamento. Um risco na pintura ou amassado na lataria, um estepe que sumiu ou uma multa que aparece de repente. Seja qual for o tipo de dano, te damos alguns conselhos que podem livrá-lo de ser o protagonista de uma história como essas.

De olho no estepe

O sumiço do estepe é um dos prejuízos mais corriqueiros de quem deixa o carro em estacionamento. E, na grande maioria dos casos, o motorista só descobre que está sem estepe quando precisa utilizá-lo. Por isso, nem sempre é possível reclamar no momento da perda já que nunca se sabe ao certo quando ocorreu. A dica é verificar o estepe antes e depois de estacionar para verificar se continua no lugar.

O lugar é confiável?

Uma das primeiras atitudes de prevenção é justamente descobrir se o estacionamento é legalmente constituído, pois se o carro for batido ou furtado, fica mais fácil acionar o seguro auto e obter o ressarcimento dos danos. Observe, logo na entrada, se a documentação exigida está à vista, incluindo o cartão de CNPJ e Alvará de funcionamento.

Use estacionamentos que tenham seguro, o que garante ressarcimento em caso de roubos, furtos e manobras desastrosas dentro do local. Em algumas ocorrências, o seu seguro auto também pode ajudar a resolver pendências com maior agilidade.

Espaço para manobras

Verifique se há vagas suficientes, principalmente se o lugar for muito movimentado ou estiver lotado. A lei da física é clara: dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço; por isso, veja se há área suficiente para manobrar os veículos, sem prejudicar a sua integridade.

Peça a nota fiscal

Peça o comprovante que indique o período em que seu veículo esteve sob os cuidados do estabelecimento. Há casos raros, em que o veículo é usado pelos funcionários do local sem a permissão ou o conhecimento do proprietário, o que é um fato grave.

Caso seu veículo tenha saído do estacionamento durante este período sem o seu consentimento e, no caminho, tenha sofrido alguma multa de trânsito, esse comprovante servirá como prova contra o estabelecimento que deverá arcar com a multa. Também servirá para transferir os pontos da CNH ao verdadeiro responsável.

Vistoria completa

Faça uma vistoria completa ao redor do carro antes de deixar o estacionamento, conferindo se há riscos ou amassados na lataria. Outra dica importante é evitar deixar objetos pessoais à vista. Eletrônicos, óculos, frentes removíveis de rádios e carteiras, quando deixados no banco ou porta-luvas, costumam ser uma tentação.

Seguro morreu de velho

Para qualquer ocasião, conte com a cobertura de um bom seguro auto, que além de cobrir danos, pode oferecer outros serviços que são uma mão na roda na hora do imprevisto. Faça uma cotação online e contrate com quem mais entende do assunto.