< Volver a Carros

Quais são os carros mais roubados no Brasil 2023?

Confira a lista dos carros mais roubados no Brasil em 2023. Evite prejuízo! Faça um seguro para estar 100% protegido contra roubo ou furto.

Escrito por Elisa Batista

Você sabia que os carros que são mais visados para roubos ou furtos podem ter o custo do seguro mais elevado? A Susep – Superintendência de Seguros Privados divulga, de tempos em tempos, o IV-R – Índice de Veículos Roubados que contém os 50 modelos de carros mais roubados pelos ladrões.

Para facilitar sua busca, destacamos os 50 modelos de veículos mais roubados do Brasil em 2023. Confira a lista e conheça quais são eles e dicas para evitar furtos e roubos. Aproveite para descobrir qual a melhor forma de proteger o seu veículo:

Como a lista é formada?

A fórmula utilizada para compor a lista, de uma forma simplificada, é baseada em um índice: número total de sinistros (que é a soma dos roubos e furtos) dividido pelo número de carros assegurados em cada modelo.

O índice é apenas um indicador, já que em cada estado ou cidade do país as estatísticas são muito variáveis. E vale destacar que a última lista divulgada pela SUSEP foi baseada em dados de 2020. Porém, é sempre bom levar todos os fatores em consideração na hora de escolher o novo carro. Confira abaixo:

Os carros mais roubados do Brasil

Listamos 20 carros de passeio do país que mais são roubados ou furtados, segundo a Superintendência de Seguros Privados. Veja:

  1. CAPTIVA GM CHEVROLET 
  2. FIAT TORO
  3. HYUNDAI Veloster
  4. PEUGEOT 307
  5. FIAT STILO
  6. HYUNDAI I30, IX35
  7. Peugeot 408
  8. FIAT SIENA ACIMA DE 1.0
  9. FIAT MOBI
  10. RENAULT MEGANE
  11. FIAT MAREA WEEKEND
  12. VW VOLKSWAGEN PARATI 1.0
  13. RENAULT CLIO ACIMA DE 1.0
  14. FORD FUSION
  15. FIAT CINQUECENTO
  16. VW VOLKSWAGEN SAVEIRO
  17. GM CHEVROLET ZAFIRA
  18. NISSAN – TIIDA
  19. FIAT BRAVO
  20. VW VOLKSWAGEN VOYAGE

Conheça a lista completa com os índices na página da SUSEP!

O seguro do carro fica mais caro?

Este é um questionamento que geralmente as pessoas não fazem na hora de escolher o carro e podem levar um susto com uma apólice de seguro mais alta. E a resposta é simples: SIM! Quanto mais um carro é desejado pelos ladrões maiores serão os riscos de roubo e/ou furto. E quanto maior o risco que o carro apresentar, maior será o custo cobrado pelas seguradoras.

Mas é importante ficar claro que esta não é uma regra, já que a composição dos custos do prêmio de seguro não é feita somente pelo valor do carro, mas com base na combinação dos perfis do veículo e do proprietário.

Outra coisa que pode acontecer ao escolher um carro que é muito visado e que tem um alto índice de roubo é ter o seguro negado pelas seguradoras. Como explicamos acima, caso elas considerem que o risco é muito grande e não vale a pena o negócio, elas têm todo o direito de recusar fazer o seu seguro. Para entender um pouco mais sobre a negativa por parte das seguradoras confira este post.

seguro de auto

O importante mesmo é não vacilar e fazer o seu seguro auto. Contratando um seguro de carro, você transfere para a seguradora a responsabilidade sobre qualquer risco previsto nas coberturas contratadas na apólice. Então se seu veículo for roubado, você terá o valor de volta para comprar um carro novo.

Faça uma cotação online e gratuita agora mesmo e simule quanto o seu seguro ficaria:

Encontre as melhores ofertas de seguro de carro por um preço justo. Faça uma cotação de seguro auto gratuita e 100% online, com resultados na sua tela.

Ver ofertas

7 Dicas da Compara para você evitar roubos e furtos

1 – Seja cauteloso na hora de escolher um lugar para estacionar. Evite deixar seu carro em ruas muito escuras e/ou sem movimento. Prefira deixar o carro em frente a prédios com porteiros, por exemplo. Um lugar vazio pode ser um prato cheio para os ladrões;

2 – Não deixe o documento dentro carro. Em caso de furto os ladrões terão mais facilidade de sumir, usar e até vender o seu veículo;

3 – Não deixe nada dentro do carro. Objetos chamam a atenção dos ladrões e o seu carro pode ser o eleito justamente por uma sacola que deixou no banco de trás, o cabo do iPod ou o suporte de GPS;

4 – Ao estacionar na rua, não dê informações aos flanelhinhas de onde você vai e quanto tempo irá demorar para voltar;

5 – Quando possível busque alterar os seus trajetos evitando que seja seguido ou conhecido por sua rotina;

6 – Não cole adesivos que dê informações da sua vida pessoal como  do condomínio onde mora, a faculdade onde estuda, a empresa em que trabalha e o time que torce, por exemplo;

7 – Use equipamentos de segurança como travas de ignição e correntes e de preferência que elas fiquem bem visíveis. Isso é importante pois os ladrões optam sempre pelo que é mais fácil e rápido.

Conclusão

Em conclusão, compreender as nuances do roubo de carros no Brasil capacita os proprietários a tomar medidas proativas. Ao se manterem informados, implementar estratégias preventivas e aproveitar a tecnologia, as pessoas podem reduzir significativamente o risco de se tornarem vítimas desse problema pervasivo.

Avanços tecnológicos oferecem soluções inovadoras para aprimorar a segurança de carros. Rastreamento por GPS e sistemas imobilizadores têm se mostrado eficazes na prevenção e recuperação de veículos roubados. Entretanto, obter um seguro abrangente é crucial para proprietários de carros.