< Volver a Carros

Carros com alta tecnologia são alvo de hackers e golpes

Escrito por Pedro Da Silva

A tecnologia nos surpreende a cada lançamento e sempre nos faz pensar em como foi possível viver sem ela, porém, a tecnologia também nos leva para um universo de vulnerabilidade e riscos até então inexistentes. Você sabia que os carros mais modernos com computadores de bordo podem ser completamente hackeados? Com isso a sua segurança fica nas mãos de quem não deveria. Aqui te contamos alguns cuidados importantes para a segurança dos carros mais modernos e os golpes mais recentes.

As ameaças que a tecnologia trás

Segundo especialistas, quase todos os carros inteligentes – aqueles que têm conexão com a internet – são capazes de serem hackeados.

E olhando por este ponto de vista a tecnologia nos coloca em um risco que muitas vezes nem conhecemos. Os sistemas são muito avançados e cheios de funcionalidades mas pecam no quesito proteção. Imagine ter todos os dados do seu telefone como contatos, endereços, dados de contas bancárias e tudo mais nas mãos de pessoas mal intencionadas? Os hackers conseguem ter acesso aos dados por meio de conexões Bluetooth, de vírus em um smartphone Android ou pelo sistema de assistência à distância OnStar.

Os golpes

golpe chapolin

A infinidade de golpes e a criatividade de quem os pratica nos assusta. Um golpe que tem se tornado comum é o bloqueio do sinal do alarme conhecido como “Chapolin”. Funciona assim: Você estaciona o seu carro e acha que está acionando o alarme, porém com o uso de um sensor os bandidos impedem que o alarme feche o seu carro. Você vai embora, acreditando que deixou o carro trancado, quando na verdade ele está aberto e livre para que vários itens sejam furtados. Quando volta ao local estacionado, você fica com a impressão de ter esquecido o carro aberto e acredita que a falha foi sua, quando na verdade foi vítima de um golpe.

Outros vários golpes são aplicados por meio do Bluetooth. Com ele você não precisa de internet para transferir arquivos de fotos, músicas e dados e exatamente por isso ele é uma “faca de dois gumes”, já que tanto pode facilitar a vida como pode ser a porta de entrada de hackers. Para quem entende do assunto, acessar o sistema Bluetooth do seu carro é simples e rápido. Eles enviam arquivos de fotos, músicas e vídeos infectados com vírus para as vítimas e quando baixados eles conseguem roubar os dados pessoais.

Os invasores conseguem até mandar mensagens e fazer ligações através do seu número e você somente vai se dar conta disso ao se deparar com uma conta alta e cheia de chamadas que não foram realizadas por você. Outra coisa que também é possível por meio do Bluetooth é ouvir a sua conversa quando você usa o dispositivo para atender a chamada e com isso revela várias informações como a hora em que sua casa estará vazia ou quanto tempo o seu carro ficará na rua, por exemplo.

Por isso todo cuidado é pouco. A recomendação do Compara é que você procure o máximo de informações possíveis sobre os dispositivos que o seu carro possui e quando tiver dúvidas recorra ao fabricante ou a especialistas da sua confiança.

Cuidados com a sua segurança

seguro auto

– Ao estacionar fique atento ao barulho do alarme e sempre confira se o carro está mesmo trancado;

– Desconfie de pessoas estranhas e que parecem estar ali apenas para se aproveitar da situação;

– Ao comprar um carro com tecnologia Bluetooth, troque imediatamente a senha original que permite o emparelhamento entre o carro e o seu telefone. Deixar a senha que veio de fábrica faz com que você fique ainda mais vulnerável;

– Não deixe o seu Bluetooth o tempo todo ativado. A recomendação é que você somente o ligue quando for receber ou enviar algum arquivo/chamada;

– De tempos em tempos altere a senha para emparelhamento do celular com o Bluetooth do carro. Assim você aumenta o trabalho dos ladrões;

– Algumas empresas usam o Bluetooth como ferramenta de marketing enviando códigos promocionais ou ofertas. O risco está na publicidade disfarçada. Por isto somente emparelhe o seu telefone se tiver certeza de que o remetente é confiável.