< Volver a Carros

20 Dúvidas frequentes de seguro auto

Reunimos as 20 dúvidas mais frequentes de seguro auto. Acesse para solucionar todas as suas dúvidas. Saiba como fazer o seguro corretamente.

Escrito por Pedro Da Silva

Quando contratamos um seguro para o carro temos uma noção das principais coberturas e indenizações mas às vezes surgem algumas dúvidas bem específicas envolvendo sinistros, que nem sempre são esclarecidas. Hoje queremos responder estas dúvidas que sempre aparecem para evitar que você tenha um problema com o seguro. Confira as 20 dúvidas frequentes de seguro auto:

20 Dúvidas frequentes de seguro auto

Reunimos as 20 dúvidas mais frequentes de seguro auto. Leia mais e entenda melhor como o seu seguro funciona! Solucione todas as suas dúvidas e saiba como utilizar o seguro corretamente.

1) Dirigi bêbado e bati o carro, o seguro vai cobrir?

Não.  Nem conte com essa possibilidade. Você perde todos os direitos quando dirige embriagado ou sob efeito de drogas e causa um acidente. Mas é bom você saber que as seguradoras não podem te obrigar a fazer um teste de bafômetro, elas apenas aguardam a comprovação da polícia para negar a cobertura ou oferecê-la caso não seja constatado o uso de bebida alcóolica ou drogas.

2) Mudei de endereço mas não avisei a seguradora. O que acontece se meu carro for roubado nesse novo endereço?

Neste caso você fica sem a cobertura porque para a seguradora é o endereço residencial e o endereço em que o carro fica no período da noite que contam. Isso também se aplica para o caso de você ter contratado o seguro em uma cidade e usá-lo em outra na maior parte do tempo. Se a seguradora não tem essa informação, dependendo do que acontecer ela pode se negar a oferecer essa indenização. Qualquer mudança nos dados que você enviou para a seguradora no momento do contrato, devem ser comunicadas para não perder os benefícios.

3) Meu carro é antigo. Ele pode ter um seguro?

Como já contamos, as seguradoras têm o direito de recusar fazer o seguro do seu carro em algumas situações e uma delas é justamente o fato do carro ser muito antigo porque a possibilidade dele apresentar defeitos, é muito maior. No entanto, apenas uma análise da seguradora seguida de uma vistoria poderá dizer se ele terá ou não um seguro.

4) Tenho direito a um carro reserva se baterem no meu?

Alguns pensam que ao contratar um seguro, a garantia de um carro reserva é certa. A verdade é que se você não optou por ela no momento da contratação, você não terá esse serviço em nenhum tipo de sinistro.

5) O manobrista bateu o meu carro. O seguro cobre?

O mais importante é saber como reagir nesta situação. A primeira coisa a se fazer é exigir que o dono do estabelecimento se responsabilize. Se ele se recusar, acione a seguradora  para que o problema seja resolvido o quanto antes. Vale lembrar que neste caso você pagará a franquia.

6) Se um amigo usar o meu carro e ele for batido ou roubado, o seguro vai me indenizar?

Quando você contrata um seguro precisa informar quem é o principal condutor e quem é o condutor secundário, aquele que com uma frequência menor que você, também usará o carro.

Mas se em uma situação esporádica algum amigo (a), namorado (a) usar o carro e sofrer algum sinistro, dificilmente a seguradora vai se recusar a fazer a indenização.  A seguradora somente nega essa indenização se for constatado que a pessoa que estava dirigindo realmente também usa o carro com a frequência de pelo menos 1x por semana.

faq seguro auto

7) Se eu viajar de carro para um país do Mercosul e ele for roubado ou batido, o seguro vai me indenizar?

A maioria dos seguros já oferecem na apólice uma cobertura para os países que fazem parte do Mercosul mas se não for o seu caso, você pode solicitar uma Extensão de Perímetro para estar coberto no país que pretende visitar na América do Sul.

Você também tem a opção de contratar o Seguro Carta Verde que cobre danos materias e morais causados a terceiros.

Lembre-se que mesmo que a sua seguradora ofereça alguma cobertura para outros países, elas são válidas apenas em países do Mercosul.

8) É possível cancelar o seguro do meu carro? Quais são as desvantagens dessa escolha?

Sim, é possível tanto por você quanto pela seguradora. Para entender como isso funciona e suas desvantagens, clique aqui.

9) Estou com o nome sujo. Posso contratar um seguro auto?

Pode! A lei afirma que você tem esse direito. O que pode acontecer é a seguradora aumentar um pouco o valor do seguro neste caso mas ela não pode se negar a contratar o seguro devido a restrições de crédito do cliente. Para entender melhor, leia mais em: Posso contratar um seguro com nome sujo? 

10) Se uma árvore cai no meu carro devido a uma enchente, o seguro vai me indenizar?

Sim, mas desde que você tenha contratado a cobertura compreensiva, que já explicamos o que significa. Essa cobertura abrange incêndio, acidentes, roubos e fenômenos da natureza. Mas se você tiver apenas a cobertura básica, esse serviço não está incluído.

11) Estou com IPVA atrasado e o documento do carro está irregular. Se eu sofrer um sinistro serei indenizado?

Existem seguradoras que fazem a indenização descontando os valores do IPVA e da documentação, mas em geral, essa indenização só será possível quando você regularizar essa situação.

12) É possível parcelar a franquia do seguro?

Sim, é possível. O limite de parcelas é definido por cada oficina. Também é possível conseguir descontos. Confira essa texto, onde explicamos como conseguir parcelar a franquia do seguro auto.

13) Se eu não renovar o seguro com a mesma seguradora eu perco o bônus que ela me deu?

Não. O bônus é um benefício dado pela boa conduta do motorista, não tem nenhuma relação com o carro. Ele pode ser transferido para outra seguradora, pois está atrelado ao CPF. Leia mais sobre o bônus do seguro auto.

14) Como transfiro o seguro do carro antigo para o meu carro novo?

Basicamente com a nota fiscal do carro novo e ajuda do seu corretor, você faz essa transferência de uma forma rápida e tranquila. Mas é importante reforçar que haverá mudança no valor do seguro, pois ele é calculado de acordo com diversos fatores, como a marca e ano do carro. Essa mudança varia de acordo também com o perfil do condutor, o local em que o veículo passará as noites, o tipo de franquia e as coberturas escolhidas.

seguro auto

15) A seguradora pode se recusar a fazer o seguro do meu carro?

S seguradora pode se recusar de fazer o seguro do seu carro sim. Isso porque uma seguradora pode considerar que um determinado veículo corre tantos riscos que não vale a pena o assegurar. Mas a recusa precisa sempre ser justificada. Saiba mais sobre os motivos de recusa de um seguro.

16) O que eu tenho que fazer em caso de sinistro para ter um melhor aproveitamento do meu seguro?

Existem diferentes tipos de sinistro e para alguns deles, os procedimentos para ter o melhor respaldo da seguradora, pode mudar um pouco. Por isso, em caso de sinistro, a primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato com a sua seguradora.

Solicite orientações, siga tudo à risca e guarde todos os comprovantes que conseguir. Explicamos nesta postagem como você deve proceder em cada tipo de sinistro.

17) Tenho que renovar o meu seguro mas não tenho certeza se quero continuar com a mesma seguradora. Alguma dica?

Ao renovar o seguro do seu carro, você não precisa se manter na mesma seguradora. Você pode comparar as opções e trocar de empresa para uma que melhor lhe atenda. Como explicamos anteriormente, você não perde sua classe de bônus, então não há nada a perder mudando de seguradora. Confira aqui nossas dicas para renovação do seguro auto.

18) Como saber quais são as coberturas que não posso deixar de ter?

É sempre bom analisar a sua rotina e estilo de vida porque são esses fatores que vão ajudar você a escolher as coberturas que realmente precisa contratar. Neste post apresentamos detalhadamente o que oferece cada cobertura das seguradoras. Assim você pode entender melhor e escolher as que mais te favoreçam.

19) Se o meu carro for danificado ou sofrer um sinistro devido a um buraco na rua, o seguro vai cobrir?

Se você contratou uma cobertura compreensiva, sim. A Cobertura Compreensiva é uma cobertura mais completa e vai englobar várias proteções. Entenda melhor sobre os buracos na rua e o seguro auto.

20) Tumultos generalizados ou calamidade pública que prejudicarem o meu carro, o seguro cobre?

Vai depender do que diz na sua apólice. Algumas seguradoras não aceitam cobrir sinistros que causaram danos de grandes proporções, envolvendo muitos veículo. Mas se o evento não tomou uma grande proporção, pode ser que ela faça a indenização. É importante que você não exponha o seu carro a riscos desnecessários.

Uma coisa é o carro que estava em uma via pública e foi acometido de uma enchente, outra coisa é o carro que foi levado para o mar porque estava estacionado na areia, por exemplo. 

>>> Leia mais em: Acidentes imprevisíveis: o que o seguro cobre?

Você conhece mais dúvidas frequentes de seguro auto? Escreve pra gente nas nossas redes sociais! 🙂 Vamos adorar responder! Acesse: FacebookInstagram ou Pinterest