< Volver a Carros

7 dicas para economizar com as despesas do carro

Escrito por Pedro Da Silva

Ter um carro é mais do que um conforto, é uma uma necessidade cada vez maior, principalmente nas grandes cidades. Mas como tudo na vida tem um preço, manter um veículo sai muito caro. Estudos apontam que é preciso desembolsar, em média, uma quantia de até mais de dez mil reais por ano para manter um carro em boas condições de uso, mesmo que seja um modelo popular. Entre as despesas mais comuns estão o seguro de carro, estacionamento, manutenção e licenciamento, sem contar com os imprevistos.

Confira algumas dicas que ajudam a economizar com as despesas do carro:

1) Todos nós sabemos que os carros populares são mais econômicos, mas se você estiver interessado em outro modelo fique de olho no selo do Inmetro, aquele que classifica a eficiência energética. Se o carro estiver na categoria “A”, é bem econômico, porém se estiver classificado como “E” é sinal de que o consumo de combustível é alto.

2) Quem tem carro flex pode fazer uma simples conta para saber qual combustível é mais vantajoso para encher o tanque. É só dividir o preço do álcool pelo da gasolina e multiplicar o resultado por 100. Se der um valor maior do que 70, abasteça com gasolina. Mas você também pode usar os aplicativos que fazem essas contas.

3) Contrate o seguro do automóvel sem análise de perfil do segurado. Nesse caso, apenas o ano de fabricação e modelo do veículo são considerados.

4) Peça a Nota Fiscal Paulista ou o que for válido no estado em que você mora e solicite o abatimento no IPVA. Para isso o veículo precisa estar no seu nome e você cadastrado no programa.

5) Procure estacionamentos mais baratos através de aplicativos, ou prefira aqueles de preço único se precisar estacionar por muito tempo.

6) Compre peças de reposição e acessórios pela internet onde você tem mais chances de comparar os preços e ainda encontra ofertas de instalação gratuita.

7) Dirigir de maneira correta ajuda a economizar combustível, portanto, evite correr e acelerar bruscamente. Troque de marcha suavemente e mantenha os pneus calibrados. Além de evitar acidentes e aumentar a vida útil do carro você não vai precisar usar o seguro do auto.