< Volver a Finanças

Como sair das dívidas – 5 Dicas

Escrito por Pedro Da Silva

Como sair das dívidas é um dos pensamentos recorrentes especialmente em tempos de crise financeira. O melhor que podemos fazer é economizar mas como fazer isso quando se tem preço demais para pouco salário? Esse é um malabarismo difícil mas necessário porque se o esforço não for grande podemos morrer afogados no meio do caminho. Em compensação, se criarmos bons hábitos na hora do sufoco, garantiremos um estilo financeiro saudável que só tem a nos ajudar ao longo da vida. Aqui vão algumas dicas de como sair das dívidas, mas que vão exigir disciplina para funcionar.

1. Aprenda a equilibrar o seu orçamento

Planejamento financeiro é muito importante. Tudo começa naquele dia em que o dinheirinho cai na conta. A gente sabe que ele já tem destino certo mas ainda assim dá para equilibrá-lo de uma forma que o sacrifício de hoje se torne o alívio de amanhã. Não tem receita ou fórmula única, mas a melhor maneira de como sair das dívidas é encontrar um equilíbrio no seu orçamento. Neste post aqui nós ensinamos como você pode fazer uma divisão do seu salário que permita pagar as contas, fazer uma reserva e ainda assim, aproveitar a vida. Vale a pena dar uma lida!

2. Guarde dinheiro ou ao menos não desperdice

Imagino que você até riu da gente ao ler isso, porque afinal, como guardar quando não sobra, não é mesmo? Mas sendo bem realista, nunca vai sobrar, então se basear nisto é admitir que jamais fará alguma coisa para melhorar a situação e sair das dívidas. Todos temos gastos essenciais e mesmo quando estamos apertados, ainda mantemos um ou outro excesso que pode ser cortado. Como dito no começo do post, a ideia não era propor um conto de fadas mas sim mostrar como funciona o mundo real. E no mundo real, nós precisamos assobiar e cantar ao mesmo tempo.

–       Comece tendo um cofrinho em casa. Sabe aquela moedinha do troco? Ela pode render se estiver junto com várias outras, ao invés de ficar apenas incomodando na carteira e ao alcance da sua mão para gastos desnecessários;

–       Não ande com dinheiro na carteira. E se a sua desculpa para andar com dinheiro é que pode precisar para um momento de emergência, então mude o tipo de emergência. Faça a emergência acontecer antes, pensando assim: “preciso urgentemente pensar no dia de amanhã e por isso vou guardar esse 1 real, 5 reais, 10 reais…, o que seja, agora; ou aquela falsa emergência vai me distrair a qualquer hora”;

–       Corte o que for preciso e substitua o que for possível. Outro importante passo de como sair das dívidas são as mudanças de hábitos: leve comida de casa para o trabalho ao invés de sair para almoçar todos os dias; faça caminhadas ou corra no parque ao invés de ir para academia; chame os amigos para comer em casa ao invés de saírem para comer ou beber. Aproveite que todo mundo está na mesma situação e encontrem maneiras de economizarem juntos, afinal, é mais fácil quando todos estão no mesmo barco.

3. Não viva apenas no presente

Por mais difícil que seja o cenário atual, se concentrar apenas nele só vai fazer com você permaneça nele e a ideia é avançar. Poupar não é abrir mão das coisas, é conquistar um patrimônio e ter ao que recorrer no futuro. Ninguém pode prever o desemprego, uma doença ou um acidente e ter uma reserva, ainda que pequena, pode te ajudar muito nesses momentos. Só que você só vai conseguir isso “engordando o porquinho” a cada dia. Não tem como sair das dívidas e fazer uma reserva financeira num piscar de olhos. Isso é o resultado da disciplina, de cada moedinha sendo destinada para o futuro e não ficando sem uma real utilidade no presente.

4. Seja fiel a você e não às marcas

Se aquele produto que você sempre comprou está além do que você pode pagar, dê a chance para um produto similar que seja mais barato. Se determinado serviço aumentou os custos, compare serviços similares. Esse é o momento de priorizar a sua saúde financeira acima de qualquer produto, serviço ou marca.

5. Crie prazo para as suas metas

Como sair das dívidas? Quando? Quer fazer uma viagem assim que a situação melhorar? Já colocou uma data? Tudo aquilo que planejamos com uma data para acontecer tem mais chances de se realizar do que quando é apenas uma vontade sem hora e dia definidos. Finanças equilibradas, disciplina e sonhos, sempre andam juntos. É quando perdemos isso de vista que tudo desanda.

Você tem dicas de como sair das dívidas? Compartilhe conosco nos comentários!