< Volver a Finanças

Você conhece as 5 tarifas do cartão de crédito?

Escrito por Pedro Da Silva

Você sabia que existem apenas 5 tarifas que os bancos podem cobrar pelo uso do cartão de crédito? Essa regra foi criada pelo Banco Central em junho de 2011 e antes disso existiam aproximadamente 80 tarifas diferentes. Desde essa resolução, qualquer emissora de cartão deve respeitar as medidas.

Dentro dessa resolução, também há a regra de que cartões de crédito básicos passam a existir. Ele existe apenas para pagar serviços, compras e serviços, e se destaca pela menor anuidade quando comparado aos demais. Todos os bancos devem oferecer essa modalidade de cartão, seja para uso nacional ou internacional. Além disso, o cartão básico não pode ter associação com programas de recompensas e benefícios.

Confira abaixo as 5 tarifas do cartão de crédito que todo banco pode cobrar e entenda melhor quais são suas funcionalidades:

1. Anuidade

A anuidade é a taxa mais famosa entre os clientes. Ela também é conhecida como taxa de manutenção e serve para bancar os custos do cartão. O pagamento da anuidade pode ser parcelado.

Cada instituição financeira cobra um valor de anuidade, por isso vale fazer uma pesquisa para aproveitar a taxa mais baixa. Além disso, clientes antigos podem negociar com o gerente o não pagamento dessa taxa. Enquanto há cartões livres da taxa, outros mais exclusivos podem ter valor superior a 300 reais.

2. Saque

Os bancos também costumam cobrar taxas para saque utilizando o cartão de crédito. Como é considerado um empréstimo, o valor sacado é cobrado apenas no mês seguinte e há cobrança de juros. Também há cobrança de IOF.

3. Emissão de segunda via

No caso de perda ou roubo, há uma tarifa para emissão de segunda via do cartão. A taxa não é cobrada apenas se a perda for responsabilidade do banco.

4. Pagamento de contas

Quando contas como de luz, gás, telefone e água são pagas com o cartão de crédito, também há cobrança de tarifa. Essa taxa é cobrada porque as operações envolvem mais instâncias para sua realização quando comparadas às convencionais.

5. Avaliação emergencial de limite de crédito

Se você precisar fazer uma compra que custa mais do que o limite do seu cartão, é possível pedir ao banco que o valor de limite seja reavaliado. Mas, para isso, uma taxa também é cobrada.

Essas são as únicas cinco tarifas que o banco tem o direito de cobrar. Por isso, olho aberto para qualquer outra tarifa eventualmente cobrada!