< Volver a Finanças

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Escrito por Pedro Da Silva

Contas bancárias no exterior deixaram de ser algo comum entre pessoas mais ricas. Atualmente, qualquer pessoa pode desfrutar de seus benefícios. Esse tipo de conta pode ser aberta para aproveitar estabilidade governamental de um país, em casos de filhos fazendo intercâmbio ou viagens longas para o exterior.

Abrir uma conta no Brasil abre possibilidades de usar cartão de crédito, débito, talão de cheque e sacar dinheiro em caixas automáticos. Fora do Brasil, o processo também é fácil e tem características semelhantes.

Antes de abrir a conta, é importante optar por um banco estrangeiro para se filiar. O Itaú Unibanco também oferece a opção de filiação, bastando preencher uma ficha online que é uma espécie de cadastro prévio. O processo também pode ser feito com o auxílio de um procurador.

Para se certificar sobre qual é a melhor opção de banco, é recomendado pesquisar informações como solidez da instituição financeira e as taxas cobradas. Para saber quais são os documentos necessários para a abertura da conta, deve-se ligar para o banco que for escolhido, informar o país de origem e motivo da abertura da conta.

Em seguida, os documentos a preencher serão enviados pela instituição. Dados como passaporte, endereço e documentos de identificação (CPF ou Social Security, por exemplo) devem ser preenchidos. O banco informará o valor de depósito inicial. Todo o procedimento pode ser realizado por e-mail, fax ou correio.

Os bancos internacionais costumam oferecer benefícios para os clientes, como talão de cheques e cartão de crédito, mesmo se estes forem de outro país.

Como abrir uma conta nos Estados Unidos?

Ao viajar para os Estados Unidos para estudar, o turista deve tirar o Social Security Number. Com ele em mãos, a conta bancária pode ser aberta. Os critérios para a abertura da conta variam de acordo com cada instituição, por isso é importante verificar os documentos necessários via telefone ou pelo site do banco.

Os maiores bancos dos Estados Unidos são o Citi Bank, Bank of America, Wells Fargo e Chase, o que os torna os mais recomendados por terem maior possibilidade de ligações com instituições brasileiras. Optar por uma das maiores instituições também tem a vantagem do maior número de caixas eletrônicos espalhados pelas ruas.

Abrir uma conta nos Estados Unidos quando se viaja para estudo ou trabalho garante o direito de possuir um cartão de débito e talão de cheque. É importante ressaltar que, apesar da maioria dos americanos possuírem ao menos um cartão de crédito, o país não possui a modalidade de compras parceladas.

Entre os documentos mais comuns para a abertura de conta em território americano estão o passaporte, valor para primeiro depósito, segundo documento de identificação (CPF ou RG), documentos que comprovem o visto e Social Security Number. Em casos de viagens para estudo, a carta de matrícula também é necessária.