< Volver a Finanças

Cuidados necessários ao cadastrar as contas em débito automático

Para que o débito automático funcione é necessário que haja saldo positivo na conta, caso contrário o cheque especial será acionado

Escrito por Pedro Da Silva

Uma das principais vantagens e motivos para aderir ao débito automático em conta corrente ou cartão de crédito é a comodidade de não ter que pagar manualmente, evitando esquecimentos e, consequentemente, multas. Mas para que o débito automático funcione, obviamente, é necessário que haja saldo positivo na conta, caso contrário o cheque especial será acionado, já que se trata de uma forma forçada de pagar todas as contas em dia.

A conveniência certamente é a principal vantagem do débito automático. Ele elimina a necessidade de enfrentar filas no banco ou mesmo lembrar dias de vencimento diferentes para cada tipo de conta. Os pagamentos programados são uma ótima solução principalmente para quem tem a agenda muito corrida. Mas esse serviço também apresenta desvantagens que devem ser pesadas na hora da aquisição. Um dos problemas mais recorrentes é a cobrança de valores indevidos, duplicados ou a falta de cobrança que acarreta em juros e multas. O débito automático também tende a deixar a pessoa mais tranquila, perdendo o hábito de checar a conta regularmente para ficar a par do seu saldo. Nesses casos, o que pode acontecer é a insuficiência de saldo na hora de pagar.

Em casos de insuficiência de saldo, possíveis cheques podem ser devolvidos após serem descontados pelas empresas credoras. Se isso acontecer, será necessário depositar o dinheiro em conta e fazer a troca de cheques. Se o cheque for entregue duas vezes antes de cobrir a conta, corre-se o risco de ter o nome adicionado no Cadastro de Cheque Sem Fundo do Banco Central.

Para evitar prejuízos na hora do débito automático em conta corrente ou cartão de crédito, é necessário informar o banco imediatamente após perceber a insuficiência do saldo. Dessa forma, a instituição poderá bloquear o débito automático após o pedido ter sido feito por escrito e com ao menos dois dias de antecedência.
Entretanto, com um bom planejamento é possível não ter dores de cabeça e utilizar o cômodo serviço do débito automático plenamente a seu favor. Para isso, é importante que a conta bancária e faturas sejam checadas com frequência e mantenha um uso consciente do dinheiro para que não falte no momento mais importante.