< Volver a Finanças

Como funciona o parcelamento sem juros no cartão de crédito?

Atrasar o pagamento da fatura implica na cobrança de juros na próxima fatura

Escrito por Pedro Da Silva

Inicialmente criado para substituir a utilização dos cheques pré-datados no Brasil, o parcelamento sem juros no cartão de crédito é bastante praticado pelo comércio brasileiro e, consequentemente, muito utilizado pelos consumidores.

Apesar de popular, existe uma grande polêmica em torno dessa modalidade.

Segundo gestores especializados em pagamentos, a isenção de juros não existe: em algum momento da compra o consumidor irá arcar com uma cobrança extra, seja direcionando o valor às administradoras de cartão de crédito, aos próprios lojistas ou às instituições financeiras. 

Veja como isso funciona para cada um deles.

Parcelamento sem juros no cartão de crédito 

  • Consumidores finais

O consumidor final também arca, na maioria dos casos, com o pagamento de juros sob a operação de compras parceladas.

Tais juros podem estar embutidos, ou não, no valor total da compra. Aqui, o maior cuidado do consumidor deve ser evitar entrar no rotativo. Leia mais sobre as novas regras do Crédito rotativo: o que é e como funciona.

Ainda assim, é possível negociar um desconto com o lojista para o pagamento à vista, já que assim ele receberia o dinheiro muito mais rapidamente e pagaria taxas menores de parcelamento.

Neste caso, o lojista está descontando o valor da taxa de juro e valeria a pena aproveitar esse desconto.

Alguns cartões de crédito, como o Nubank por exemplo, que permitem antecipar as parcelas de uma compra parcelada e ainda oferecem um desconto para isso.

  • Administradoras de cartão

As empresas credenciadoras, responsáveis por administrar os cartões de crédito, como é o caso da Redecard, cobram dos lojistas tarifas que são aplicadas em cada transação realizada.

A existência de tal cobrança faz com que os comerciantes elevem os valores dos produtos vendidos a prazo em relação aos valores à vista. 

E mesmo que a loja não ofereça um desconto para pagamentos à vista, pode ter certeza, os juros ainda estão lá. 

  • Bancos/Instituições financeiras

Os bancos são os responsáveis por receber o dinheiro da venda e o cartão de crédito é o produto bancário mais caro que existe.

Quando o consumidor opta por atrasar o pagamento da fatura ou até mesmo pagar o saldo mínimo, deve saber que precisará pagar ao banco os juros pelo atraso que são altíssimos.

O que você paga quando parcela a fatura do cartão de crédito

  1. Multa – A multa por atraso pode chegar até 2%. Ela deve ser paga a partir do primeiro dia de atraso e não é cumulativa.
  2. Juros por atraso – É cobrado quando há atraso no pagamento e pode chegar em até 1%.
  3. Pagamento parcial (Crédito Rotativo) – Se você não pagar integralmente a sua fatura, vai pagar o valor total acrescido de juros que estão por volta de 15% (ou até mais dependendo de seu cartão).

Posição do Governo Federal sobre o parcelamento sem juros no cartão de crédito

Por observar e acompanhar os altos juros praticados pelas administradoras de cartão de crédito e instituições financeiras, o Governo Federal mantém negociações diretas com esses empresários para que as taxas sejam reduzidas ao máximo, evitando que o consumidor final seja diretamente afetado. 

A proposta é que as administradoras possam cobrar taxas extras aos lojistas que vendem parcelado, sem que o cliente pague pelos juros.

Apesar de algumas entidades favoráveis à proposta adotarem a aplicação da taxa extra, muitas ainda são contra e pretendem manter a aplicação de juros ao cliente final.

No mais, para evitar o endividamento e o famoso efeito bola de neve com as contas do cartão de crédito, o consumidor deve manter-se atento às taxas de juros cobradas, bem como os detalhes dos planos de parcelamento. 

Visite o nosso site e compare as opções de cartões de crédito disponíveis pelo mercado, sem sair de casa!

Leia também:

Como usar o cartão de crédito sem se endividar?

Cuidados necessários ao se parcelar a fatura do cartão de crédito